sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Programa do IV Simpósio de Iniciação Científica e Pós-Graduação do IME-USP

Como eu tinha falado, vou participar do IV Simpósio do IME de Iniciação Científica e Pós-Graduação do IME-USP e acabei de receber um e-mail da Comissão de Pesquisa do IME, eles acabaram de divulgar o programa das exposições orais do simpósio.

Eu fiquei muito surpreso ao descobrir que fui escolhido para uma apresentação oral, pois a maioria dos alunos acaba tendo que fazer apenas um pôster para apresentar seu trabalho e a exposição oral é um sinal de prestígio.

Minha apresentação será terça feira, dia 4 de novembro das 17:40 as 18:00, na sala de conferências Prof. Antonio Giglioli, sala 247/262 do bloco A do IME.

Aqui está o resumo da minha exposição:

"O teorema de Arzelà–Ascoli é um importante resultado, com aplicações na análise real, análise funcional e áreas relacionadas como a teoria das equações diferenciais. Ele determina as condições necessárias e suficientes para que um conjunto de funções de espaço compacto, com valores em um espaço métrico, seja compacto na topologia da convergência uniforme.
Apresentaremos algumas propriedades de compactos em R, Rn e de como a compacidade se relaciona à outras propriedades dos números reais como a completude. Discutiremos algumas diferenças importantes entre conjuntos compactos de Rn e de C([0,1]).
Mostraremos dois exemplos de aplicação do teorema de Arzelà–Ascoli, apresentando um esqueleto da demonstração do teorema de existência de Peano e do teorema de Montel, destacando um ponto delicado onde o teorema de Àrzela-Ascoli é usado."

Esse será meu primeiro seminário oficial e aberto ao público, espero não passar vergonha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário