sexta-feira, 10 de outubro de 2008

IV Simpósio de Iniciação Científica e Pós-Graduação do IME-USP

Este ano será minha primeira participação em um simpósio, o IV Simpósio de Iniciação Científica e Pós-Graduação do IME-USP, que ocorre anualmente.

Para quem não conhece, os simpósios acadêmicos são eventos periódicos onde pesquisadores e alunos apresentam seus trabalhos, sejam em forma posteres ou apresentações orais, em seminários e iniciação científica é um projeto de pesquisa realizado por alunos de graduação, sub supervisão um ou mais professoers qualificados, os chamados orientadores.

Em meu projeto eu estou pesquisando sobre aplicações da Topologia à Análise e a outras áreas da matemática e neste simpósio apresentei um resumo sobre o teorema de Arzelà-Ascoli e algumas aplicações à Análise.

O resumo introduz alguns conceitos e resultados básicos para que seja possível enunciar e demonstrar o teorema de Arzelà-Ascoli, e então duas demonstrações do teorema de Peano e uma demonstração do teorema de Montel são apresentadas.

Caso alguém tenha interesse em meu resumo, ele pode ser encontrato em: http://www.linux.ime.usp.br/~jahnke/ivsimposioime/ascoli-arzela-theorem.pdf. Tentei escrever o texto de forma com que qualquer pessoa com conhecimentos básicos de Análise Real e Topologia possa entender, mas não sei se fui capaz de tal feito, então talvez seja muito mais simples consultar os artigos da Wikipedia linkados acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário