terça-feira, 28 de outubro de 2008

Motivos para evitar iPods

Vou explicar por que os tocadores da Apple devem ser evitados, apresentarei motivos práticos, explicando quais são os problemas encontrados pelos usuários de software livre ao tentar usar um iPod touch ou iPhone. Caso você queira conhecer alguns motivos mais gerais e filosóficos, vale a pena conferir o texto publicado pela FSF, 5 motivos para evitar o iPhone 3G.

Eu não gosto da Apple por causa da história dela, que é tão sombria e assustadora quanto a da Microsoft. Mas vou me concentrar nos problemas dos iPods, um dos problema é que a Apple não quer que nenhum software, além do iTunes, possa gerenciar um iPod, e por causa disso ela cria obstáculos, como criptografar o banco de dados das músicas. Outro problema, que é ainda mais grave, é que se você tiver um iPod, você não pode instalar nenhum software livre nele. Sim, o iPod é seu, mas você não pode instalar nenhum programa sem a autorização da Apple. Um absurdo!

Mesmo assim, algumas pessoas apelam para o jailbreak, que é considerado ilegal em vários países e ainda viola a garantia do iPod. Você violaria a garantia do seu iPhone de quase R$ 2000,00?

Com o jailbreak é possível instalar programas não autorizados pela Apple. Alguns programas não oficiais são realmente bons, como o OpenSSH e BSD SubSystem, que juntos deixam seu iPod acessível pela rede wireless. Foi com o ssh que surgiu o primeiro método de fazer upload de músicas para o iPod touch: usando o sshfs, dá para mountar o iPod num diretório e ter acesso aos arquivos e assim a libgpod podia sincronizar as músicas.

Calma, sei que as informações acima poderiam deixar um usuário de linux, dono de iPod, meio abatido, mas nem tudo está perdido, existem bibliotecas que resolvem alguns dos problemas.

libgpod - http://www.gtkpod.org/libgpod.html

A libgpod é uma biblioteca para acessar o conteúdo de um iPod. Ela dá suporte ao iPod classic, iPod mini, iPod photo e já tem um suporte preliminar ao iPhone e iPod touch.
O suporte ao iPhone e iPod touch é muito limitado, atualmente, com a versão estável da libgpod, só é possível controlar o dispotivos com firmware até a versão 1.3 e, mesmo assim, só é possível adicionar músicas, ainda não há como adicionar filmes ou fotos. No firmware 2.0 a Apple usa um novo algoritmo de criptografia que impede que a libgpod sincronize o banco de dados das músicas.

Existem vários aplicativos conhecidos que usam a libgpod, os mais conhecidos são gtkpod, Amarok e Rhythmbox.

Até pouco tempo, para usar a libgpod era necessário quebrar a proteção do iPod, instalar o ssh e então usar o sshfs para ter acesso ao sistema de arquivos. Agora isso não é mais necessário graças ao iFuse.

iFuse - http://matt.colyer.name/projects/iphone-linux/index.php?title=Main_Page

O iFuse permite que você monte um iPhone ou iPod touch em Linux, usando o cabo USB. O interessante é que assim o iPod funciona como se fosse USB Storage, você pode ver e editar arquivos como se fosse um disco USB comum. Outra coisa interessante é que o iFuse não necessita de "jailbreaking" e funciona sem a necessidade de programas extras instalados no dispositivo, tais como o ssh.

O problema do iFuse é que ele ainda é muito novo e foi pouco testável, então eu desconfio que exista uma chance

Eu ia falar mal, mas acabei dando dicas de como fazer o iPod funcionar numa distribuição GNU/Linux - já aviso que vai dar um trabalhão!

Eu vou continuar procurando um mp3 player decente, em breve eu volto com mais novidades.

4 comentários:

  1. as histórias de ambas são fantásticas

    ResponderExcluir
  2. lembrei o player que toca ogg, Iriver: http://en.wikipedia.org/wiki/Iriver

    outros que tinha me interessado quando eu me interessava eram os da samsung, mas não lembro porquê; características que me interessavam eram:
    - usar pilha AA
    - aceitar memória externa (SD)
    - tocar OGG (acho, não lembro, acho que não dei muita importância pra isso)

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda estou em dúvida, mas eu gostei do iRiver e também achei o Creative Mozaic Zen muito bonito.

    Vou seguir sua sugestão e vou dar uma olhada nos da samsung.

    ResponderExcluir
  4. obs.: "características que me interessavam" quis dizer no geral, é o que eu olhava nos players, não que eu achei isso nos da samsung

    ResponderExcluir