sábado, 1 de novembro de 2008

Fone Philips SHN2500

Eu passo muitas horas em locais públicos, onde normalmente tem gente demais falando ou tem muito barulho de trânsito, também viajo muito de ônibus, onde tem muito barulho de carro e muita gente falando ao mesmo tempo.

Por isso resolvi investir num fone de qualidade, que me isole do ambiente, e facilite minha concentração. Acabei escolhendo, sem pesquisar direito, o Fone Philips SHN2500 e resolvi compartilhar minha experiência com ele.

Qualidades

O fone vem com dois adaptadores para o conector, um para o conector TRS estéreo e outro para o conector de dois pinos de avião.

Mas a característica que chama mais atenção é a tecnologia de redução de ruídos, que promete reduzir até 70% do ruído externo.

Na verdade existem duas tecnologias de redução de ruído no fone, a passiva e a ativa:

  • Redutor de ruídos passivo - é isolamento feito para diminuir a quantidade de ruídos cheguem ao seu ouvido interno. A idéia é simples, os alto-falantes possuem uma borracha que se modela dentro do ouvido diminuindo muito a quantidade de sons percebidas;
  • Redutor de ruídos ativo - é um dispositivo que emite uma onda que anula os ruídos do ambiente.

Defeitos

  • O cabo é muito curto, tem apenas 1,2m;
  • O dispositivo redutor de ruídos é grande, tendo o tamanho de um mp3 player xing ling;
  • O dispositivo redutor de ruídos foi muito mal posicionado, ele fica no meio do cabo do fone, fazendo com que ele fique pendurado mais ou menos da altura do umbigo, causando um grande incômodo;
  • Além da onda sonora para cancelar os ruídos, o redutor ativo aumenta o volume do som, obviamente uma tentativa tola de fazer com que a redução está realmente causando algum efeito;
  • O revestimento de borracha dos alto-falantes causam uma sensação de estar debaixo da água e me fazem escutar muito os barulhos internos de dentro do meu corpo, como barulho de mastigação, engolir água e respirar. Bem desconfortável.

Parece que a Philips esqueceu de pedir para algumas pessoas usarem um protótipo, pois qualquer pessoa que use o fone por alguns minutos provavelmente se sentirá incomodada com o redutor de ruídos balançando e puxando os fios para baixo.

O mais incrível é que esse é um problema muito fácil de corrigir, pois se o redutor ficasse a penas uns 15 ou 20 centímetros abaixo, seria possível colocar treco no bolso ou prender no cinto da calça, o que acabaria com o desconforto.

Conclusão

De um modo geral eu fiquei satisfeito com a qualidade do som e com o conforto quando eu estou sentado e dentro de um carro, ônibus ou metrô. O redutor de ruídos ativo parece funcionar bem em ambientes ruidosos, mas eu prefiro aumentar eu mesmo o volume quando achar que isso vai ajudar a me isolar do ambiente.

Acho que vou procurar um headphone, que deve ser bem mais confortável pra usar na hora de estudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário