domingo, 16 de novembro de 2008

Placa Aceleradora Gráfica Intel X4500 HD no Debian "Lenny"

A Intel disponibiliza as especificações dessa, e de outras, placas gráficas pela licença creative commons (by-nc-nd), então ela funciona muito bem no Xorg, com driver livre.

O Xorg do Lenny não possui drivers para a essa placa, então é necessário instalar pacotes do Debian "Sid", a versão em desenvolvimento do Debian.

Graças ao APT, não é necessário fazer upgrade de toda a distribuição para a versão instável do Debian. Com apenas algumas configurações, é fácil manter um sistema híbrido.


Configurando o APT para manter um sistema híbrido

Antes de qualquer coisa, temos que deixar claro ao APT que preferimos usar os pacotes do repositório testing.

Para isso eu criei o arquivo /etc/apt/apt.conf.d/99marvinpreferences:
APT::Default-Release "testing";

Usei esse nome 99marvinpreferences por se tratar de configurações preferenciais da máquina marvin, o nome que dei ao meu notebook. Sinta-se livre para escolher o nome que lhe agradar para esse arquivo. O único cuidado necessário aqui é manter o arquivo no diretório /etc/apt/apt.conf.d/.

Precisamos adicionar o repositório sid ao /etc/apt/sources.list, o meu está assim:

# lenny (testing)
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ lenny main
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian/ lenny main

# lenny (testing) - atualizações de segurança
deb http://security.debian.org/ lenny/updates main
deb-src http://security.debian.org/ lenny/updates main

# sid (unstable)
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ sid main
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian/ lenny main

Agora basta atualizar a lista de pacotes disponíveis e instalar os pacotes xserver-xorg e xkb-data

aptitude update
aptitude -t unstable install xserver-xorg xserver-xorg-video-intel
aptitude -t unstable xkb-data # para evitar problemas com o teclado


Configurando o Xorg

É necessário configurar o xorg para carregar o driver da intel, isso é feito na seção device do arquivo /etc/X11/xorg.conf. O meu ficou assim:
Section "Device"
Identifier "Configured Video Device"
Driver "intel"
EndSection
Então basta reiniciar o X e provavelmente a aceleração 3D estará funcionando.


Update:

Quando eu acabei os procedimentos explicados acima, eu rodei o "glxinfo | grep rendering", vi um "Yes" e fiquei feliz, pensando que tudo estava ok.

Eu não tinha como desconfiar de algo, o compiz tinha funcionado e eu não tinha percebido nenhum problema. Porém, acabei rodando o glxgears para ter uma noção da velocidade e vi que o desempenho era horrível. Míseros 50pfs...

Pelo que pude entender das listas do Xorg, para a placa funcionar de maneira decente é necessário o uso do GEM (Graphics Execution Manager) da Intel, mas infelizmente todo o código, seja do Linux, seja do Xorg, ainda está muito novo e instável para ser usado por simples usuários.

O jeito é esperar os pacotes deb, vou ficar de olho no blog do XStrikeForce e qualquer novidade eu comento aqui.


Update 2:

$ glxgears

Running synchronized to the vertical refresh. The framerate should be approximately the same as the monitor refresh rate.
289 frames in 5.0 seconds = 57.619 FPS

Ou seja, está funcionando desde o princípio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário