terça-feira, 21 de abril de 2009

Pateta no trânsito

Nunca tive dúvidas que no transito de São Paulo existem muitos motoristas mal educados, que compraram suas carteiras e não possuem nenhum respeito pelos outros motoristas, pelos pedestres e que, além disso, não fazem nenhuma questão de seguir às leis de trânsito.

Normalmente eu percebia erros "bobos" como carros estacionados em locais proibidos, ou em cima da faixa de pedestres, só que recentemente percebi algo ainda mais chato que isso: os motoristas abusam do uso da buzina do carro.

Acho que por serem apressados e estressados demais, acabam ficando irritados sempre que o transito fica um pouco mais lento e, se um carro na frente demora um pouco para manobrar e estacionar, o motorista do carro de trás buzina, mas não é uma buzinada qualquer, é uma buzinada longa, bem longa.

O que mais me incomoda é que isso parece contaminar os carros que estão por perto, assim um, ou mais, carros acabam buzinando, seja por incentivo do primeiro mal educado, seja pela incrível perda de alguns segundos da vida deles. Às vezes, até carros da outra pista acabam buzinando também, aumentando, e muito, a poluição sonora da cidade.

Algumas pessoas podem achar que estou reclamando de uma coisa a toa, sem importância, mas não é, imagine a seguinte cena: pessoas estão andando numa calçada muito cheia e uma pessoa derruba alguma coisa e demora alguns segundos para se abaixar, pegar, levantar e voltar a andar. Então o cara que estava logo atrás dá um grito - Seu filho da puta, você está me atrasando - e outros gritam também. Seria extremamente constrangedor e irritante, não concorda?

Essa tremenda falta de educação não ocorre no dia a dia com pessoa normais caminhando na rua, mas acontece com motoristas, por quê? Eu acho que a resposta é simples, o carro é como se fosse uma couraça, uma proteção e como o motorista sabe que dificilmente seria fisicamente agredido, ele parte para a ignorância da buzina, do insulto.

Quando eu mostrei um rascunho desse texto para um amigo, ele me mandou um vídeo do Pateta, chamado "Pateta no trânsito" que ilustra o que eu queria dizer, e, além disso, me deu um ótimo título para esse texto. Vejam abaixo o vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário