quarta-feira, 18 de junho de 2008

The Godfather

"I'm going to make him an offer he can't refuse."
-- Don Vito Corleone.

O filme "The Godfather", conhecido como "O Poderoso Chefão" no Brasil é um dos melhores filmes já feitos em todo o planeta terra! Pra quem viveu no Acre nos últimos 40 anos e não conhece o filme, ele conta a história da família de Don Vito Corleone, um pobre imigrante italiano, que chega sozinho aos Estados Unidos e constrói um poderoso império.



Toda a história é contada em três filmes, a primeira parte, intitulada "The Godfather" foi lançada em 1972, teve o papel principal, de Don Vito Corleone interpretada pelo lendário Marlon Brando e o papel de Michael Corleone, filho de Don Corleone interpretada pelo ainda jovem e desconhecido Al Pacino.

Este filme foi ganhador de três Oscars, o de melhor papel a Marlon Brando, melhor fotografia a Albert S. Ruddy e melhor roteiro a Mario Puzo e Francis Ford Coppola. Além de ter ganhado vários outros premios e nomeações.



A segunda parte da história, nomeada "The Godfather: Part II" foi lançada em 1974 e teve como ator principal Al Pacino, que interpreta de forma magnífica o agora Don Michael Corleone, que assume o controle da família Corleone, o filme também tem flashbacks mostrando como foi a infância de Don Vito Corleone e como foram os primeiros negócios que deram poder e dinheiro a família.

Este filme foi ganhador de 6 Oscars, entre eles o de melhor ator, que foi dado a Robert De Niro, por sua excelente atuação de Don Vito Corleone, em sua juventude, e o de melhor roteiro.


A terceira parte da história "The Godfather: Part III", lançada em 1990, mostra Don Michael Corleone, ainda interpretado por Al Pacino, tentando legalizar os negócios da família.

Todo os três filmes são muito bonitos e interessantes, mostrando alguns aspectos da cultura italiana, e também belas imagens da Sicília.

A trilogia é internacionalmente respeitada, tanto pela crítica quando pelo público em geral e influenciou praticamente todos os filmes de gangsters lançados posteriormente.

Para quem ficou com curiosidade, vale a pena conferir a cena de abertura do primeiro filme no youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário